Publicado em: 25 de agosto de 2021

Se você não domina esse fator, as chances de venda da sua empresa reduzem!

É comum na jornada de venda da empresa, seus sócios serem de origem familiar ou utilizarem os recursos financeiros da empresa para o pagamento das contas pessoais, misturando as finanças do negócio, com as finanças da família ou dos sócios pessoa física.

Contudo, saiba que a empresa tem a sua própria consciência e demanda financeira e a mistura de recursos da pessoa jurídica com a pessoa física comprometem a saúde do seu negócio, assim como a demonstração dos resultados dele para potenciais compradores.

O ideal é que os sócios tenham um pró-labore fixo, com retiradas mensais, tal como uma remuneração salarial. Periodicamente, os sócios realizam a divisão de lucros da operação, reinvestindo na empresa uma parte do capital.

Esses cuidados na gestão das finanças contribuirão para que a vida pessoal dos sócios não afete a qualidade dos resultados do negócio, assim como trarão imensa transparência a potenciais compradores durante o processo de negociação.

É vital que se saiba que após a decisão de venda de uma empresa e busca de compradores, os interessados geralmente têm interesse em analisar os resultados de faturamento e lucratividade de, pelo menos, 2 a 3 anos anteriores. Ou seja, quanto maior a organização e separação dos recursos, mais fácil o entendimento e, por consequência, a confiança no histórico de conquistas da empresa por quem a está analisando.

Portanto, se a sua empresa ainda tem contas misturadas entre a pessoa jurídica e a pessoa física, a nossa sugestão é que esse percurso seja alterado, para criar uma organização diferenciada e mais profissional ao seu negócio. Isso facilitará a venda dele, no futuro!

Para mais conteúdo sobre compra e venda de empresas, acompanhe nosso Blog.

Equipe Ponto Empresarial – PONTO E